sexta-feira, 26 de julho de 2013

PEÇA - A FANTÁSTICA MÁQUINA DO DR. TILICA

Peça de teatro com temática de trânsito.

A FANTÁSTICA MÁQUINA DO DR. TILICA NO TRÂNSITO
Personagens: Dr. Tilica, Irmãos Deco e Duga, Ajudantes Bolinha, Policial Dino, Faixa, Placa, Semáforo.

Trata-se de uma narração, onde os atores vão desenvolvendo as ações conforme o conto. O cenário inicial é uma rua, depois passa a ser um laboratório.

            Nossa cidade é um lugar muito tranquilo, um ambiente agradável, que possui um clima tropical acolhedor.
As ruas são muito bem cuidadas pela administração municipal. Sem nenhum buraco e muito bem sinalizadas (passa motorista tranquilo e sorridente – Dr. Tilica).
As calçadas sempre limpas e livres para o trânsito de pedestres (passa pedestre tranquilo e sorridente - Bolinha).
Os Agentes de Trânsito estão sempre vigilantes e atentos, para que tudo ocorra dentro da normalidade (passa um guarda atento).
Nossos meios de coordenação e controle do trânsito são muito eficientes e se relacionam muito bem entre si.
A faixa de pedestre se apresenta, dizendo:
Faixa: “- Sou a faixa de pedestre, as pessoas devem atravessar a rua sobre mim, para sua segurança”.
Depois a placa de para de apresenta, dizendo:
Placa: “- Eu sou uma placa de sinalização, os motoristas devem parar quando me enxergarem”.
Logo em seguida o semáforo se apresenta, o qual fala:
Semáforo: “- Bom dia, eu sou o semáforo, também chamado de sinaleiro.”
A faixa então pergunta ao sinaleiro:
Faixa: “- O que você faz”?
O sinaleiro responde:
Semáforo: “- Indico quando as pessoas devem seguir ou parar”.
A faixa retorna a pergunta:
Faixa: “-como assim”?
O sinaleiro explica:
Semáforo: “- Quando estou ligado no verde, quero dizer que as pessoas podem passar”.
A placa ajuda dizendo:
Placa: “- Quando ele está ligado no amarelo quer dizer ATENÇÃO, CUIDADO”.
O semáforo então completa:
Semáforo: “- E quando estou ligado no vermelho quero dizer PARE, PERIGO”.
A faixa então concorda. Os três seguem conversando, até que ouvem nova aproximação de usuários de trânsito. O semáforo então diz:
Semáforo: Vem gente, todos ao trabalho!
  Nossos queridos meios de sinalização se postam para seu trabalho. Mas nem tudo é paz e sossego em nossa cidade, infelizmente existem ainda pessoas que não respeitam o trânsito, atravessam a rua fora da faixa, ignoram o semáforo e, além disso, destroem o patrimônio público, como é o exemplo desses dois irmãos, os malvados Deco e Duga (os irmãos atravessam a cena fazendo estripulias, chutando a placa, jogando pedras no semáforo, dando gargalhadas e fazendo caretas, depois saem).
Nossa cidade fica meio triste, mas os cidadãos de bem ainda existem, passam recolhendo os destroços dos nossos instrumentos de sinalização, pois sabem da sua importância para nossas vidas (passam Bolinha e Dino recolhendo placas, semáforos e faixa estragados pelos irmãos malvados).
Perto dali, existe um local muito especial, um laboratório, onde trabalha o abnegado Dr. Tilica. Todos os dias ele chega cedo para seu batente diário, onde ele desenvolve fórmulas e estudos que facilitam a vida das pessoas. Além disso, Dr. Tilica criou uma revolucionária engenhoca, a qual ele batizou de “A Fantástica Máquina do Dr. Tilica”, a qual, instantaneamente, resolve qualquer problema.
Mas mesmo nesse ambiente aparentemente seguro, os malvados irmãos estão rondando, pois descobriram que os inventos do Dr. Tilica poderiam lhes render muito dinheiro. Então eles circulam por perto do laboratório, esperando o momento mais apropriado para agirem. Assim que eles percebem movimentos próximos, eles se escondem rapidamente.
São nossos bondosos cidadãos, trazendo um pedido de ajuda ao Dr. Tilica. Com eles, a Placa, a Faixa e o Sinaleiro, que foram danificados pela crueldade dos malvados irmãos. Dr. Tilica, comovido com a situação, resolve então testar seu mais novo invento, a sua “Fantástica Máquina do Dr. Tilica”. Ele então conduz a Placa até a máquina, regula seu equipamento e liga. Todos observam a tudo com atenção. Quando a máquina desliga, a Placa sai renovada, consertada, pronta para ser novamente utilizada pela população e seguir salvando vidas no trânsito. Logo a seguir é a vez da Faixa, toda ferida ela é colocada dentro da máquina. Depois da regulagem padrão, a máquina é ligada, e passa a realizar seu trabalho. Todos acompanham admirados. No final, a Faixa também sai novinha em folha, pronta pra ser pisoteada pelos pedestres que atravessam a rua, dando-lhes a segurança que precisam. Por fim, o Semáforo, todo estropiado, é conduzido, cuidadosamente, até o interior da Fantástica Máquina do Dr. Tilica, a qual fará seu trabalho também com esse nobre instrumento de sinalização. Dr. Tilica regula e liga a máquina. Após seu funcionamento, o Semáforo também surge em perfeito estado de funcionamento, falando repetidas vezes:
Semáforo: Verde – Siga; Amarelo – Atenção; Vermelho – Pare.
            O Policial então agradece e sai para sua ronda. Dr. Tilica então convida sua assistente para um lanchinho, pois certamente o trabalho lhe deixou muito cansado. Ambos vão para a cozinha, repor as energias.
            Aproveitando-se da situação, eles, que estavam por perto, sugiram para cometer maldades dentro do laboratório. Olharam e, quando viram que não havia ninguém ali, passaram a mexer em tudo. Alucinadamente eles tomaram as fórmulas, reviraram as anotações. Misturaram os papéis. Bagunçaram tudo e, quando viram a máquina, não resistiram, entraram dentro. Como nada aconteceu, um deles saiu e regulou a máquina de qualquer jeito e voltou para dentro dela. Como nada aconteceu ele tornou a sair e ligou a máquina, a qual passou a funcionar. Quando ela desligou eles saíram... Mais malvados ainda, assustando todos que encontravam pela frente. (os irmãos saem)
            Quando Dr. Tilica voltou do lanche com sua assistente, percebeu o estrago, desesperou-se, sua assistente então ligou para seu amigo policial, o qual rapidamente chegou, ainda com o telefone na mão. Ela então contou o que tinha acontecido.
Assistente: Dino, entrou uns mala aqui e fizeram um regaço, dá um jeito.
Policial: Deixa comigo.
            O policial então saiu para fazer buscas e, mais que rapidamente, com toda sua eficiência, ele voltou com os meliantes presos, ainda em estado, digamos assim, estranho.
            Dr. Tilica, como tem bom coração, não ficou com raiva deles. E teve uma ideia. Chamou o policial separadamente e disse:
Dr. Tilica: Acho que posso ajudar esses dois. Coloque eles na máquina, por favor.
Policial: Tem certeza?
Dr. Tilica: Sim, sim, por favor.
            O policial então leva os irmãos até a máquina. Dr. Tilica faz a regulagem apropriada e liga seu equipamento, o qual funciona como nunca. Quando desliga, os irmãos saem transformados, renovados, modificados, totalmente educados. Parecem ser outras pessoas. Cordiais. Estão realmente mudados.. (vão saindo) Será? (risadas dos irmãos)
            Dr. Tilica então agradece ao policial e o convida para um merecido lanchinho, e todos saem felizes.
Fim

Rogério Luís Bauer

Obs.: Por favor, informem os erros, para que eu possa corrigir. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário