terça-feira, 1 de março de 2016

NÃO FOI ACIDENTE


A: Eu não bebi, não bebo. Eu não corri, não corro. Eu sei dirigir, meu pai me ensinou quando eu tinha 11 anos. Ninguém da escola sabia, só eu.

B: Meu pai ficou uma fera. Contei a ele de uma palestra do meu professor. Achou que o professor não tinha nada que se meter na vida dos outros.

A: Quer saber como foi?

B: O professor perguntou quem era o responsável quando um menor pegava no volante. (para o público) Você sabe? Você sabe?

A: (para o público) Não! Não são os pais os responsáveis. O professor disse que os pais são irresponsáveis, isso sim, irresponsáveis, por deixarem um menor dirigir, colocar a vida deles e a de outros em jogo. Vê se pode. Todo mundo ficou se olhando na sala. Tem disso aos montes.

B: Mas eu não acho isso. Eu sempre soube o que era certo, por isso meu pai sempre confiou em mim. Sei o que fazer. Não tem erro. Esse negócio de tirar carteira só com 18 anos no Brasil já tá ultrapassado.

A: Todo mundo sabe que a gente não tira carteira antes porque não podemos responder por nossos atos, e não porque não temos aptidão. Lógico que temos. Somos muito mais capazes do que muitos adultos. Se pudéssemos fazer os testes, com certeza passaríamos. Se até votar podemos.

B: Eu mesma sei tudo de sinalização de trânsito! (pausa)

A: Eu bato um bolão.

B: Vou para a copa então:

C: Copa?

D: Copa?

D: O Estadão: 02/02/2014

A: O Brasil vai gastar cerca de 2 bilhões  só com a segurança da copa do mundo.
O Brasil vai gastar quatro vezes mais com segurança na Copa do que a África do Sul destinou ao Mundial há quatro anos. A  Fifa já havia alertado que esse quesito seria fundamental para delegações e torcedores, em um país conhecido por sua alta taxa de criminalidade.

D: Correio Braziliense: 12/11/2013
B: Criado justamente para ser a principal fonte de recursos do governo federal na área de conscientização e prevenção de acidentes nas ruas brasileiras, o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset) andou lentamente em 2013. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsável pela aplicação da verba, desembolsou apenas 23% do montante total autorizado no orçamento do ano.

C: Dos R$ 860,6 milhões previstos, o órgão vinculado ao Ministério das Cidades pagou R$ 197,8 milhões. O dinheiro do fundo, instituído em 1998, deve ser usado, obrigatoriamente, em campanhas educativas, em projetos destinados à prevenção e na redução de acidentes e na articulação entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Por lei, 5% do valor das multas de trânsito devem ser depositados mensalmente na conta do Funset.
A: Sei tudo então.

B: Sei?

C: Sei não!

D: Sei sim!

C: Sei não!

D: Sei sim!

C: Sei não!

D: Sei sim!

C: Sei não!

D: Sei sim!

A: Olha essa placa por exemplo.

B: Curva acentuada à direita:

A: É uma placa de advertência, é amarela.

B: Indica que tem uma curva perigosa à direita.

A: Curva perigosa, sim, mas nem por isso preciso tirar o pé do acelerador, é só virar de ladinho, é até mais emocionante.

B: Muito emocionante, o perigo dá uma adrenalina massa.

A: Quando vejo uma placa meu coração acelera.

B: Então tenho de pisar, para o corpo acelerar também.

C: Preciso disso!

D: Não preciso!

C: Preciso disso!

D: Não preciso!

C: Preciso disso!

D: Não preciso!

C: Preciso disso!

D: Não preciso!

A: Já passei tantas vezes por essa curva, nunca diminui a velocidade.

B: Nunca vi nenhum acidente ali.

A: Nem quando chove, nunca vi essa tal aquaplanagem que meu professor falou.

B: Ele disse que aquaplanagem é quando o pneu perde o contato com a estrada, por causa da água. Mas nunca vi.

A: Sempre voei nessa curva. É até um ponto bom de ultrapassagem, porque os outros veículos vão devagar. Medrosos.
D: Medrosos!

C: Prudentes!

D: Medrosos!

C: Prudentes!

D: Medrosos!

C: Prudentes!

D: Medrosos!

C: Prudentes!

A: Nessa curva, a pintura na estrada e uma lista amarela, duas aliás.

B: Significa proibido ultrapassar.

A: Para quem segue isso, é isso mesmo, proibido ultrapassar.

B: Mas eu passo, carro é rápido, sei que dá.
A: Segundo pesquisa publicada, Cuiabá recebeu R$ 220 milhões para investir em educação enquanto a Arena Pantanal recebeu, em torno, de R$ 339 milhões.
B: Minha escola não recebeu nenhum centavo para realização de trabalhos relativos a orientação e educação no trânsito.
C: Apesar de toda arrecadação, proveniente dos contribuintes usuários de trânsito, ainda precisamos pagar centenas de pedágios no Brasil, onde os governantes, caras de pau, ainda vão a público dizer que é um bom negócio...
D: Bom negócio sim, mas para a máfia legalizada, onde muitos deles estão participando.
A: E tem outra coisa, eu sou jovem, nada me acontece.

B: Li na revista do horóscopo, vou viver mais de 90 anos, então deixa o pau quebrar.

A: Vou é aproveitar a vida.

B: Pois a placa é só para quem tem medo de morrer, quem não lê horóscopo.

D: É festa.

C: Não.

D: É festa.

C: Não.

D: É festa.

C: Não.

D: É festa.

C: Não.

A: Festa, por falar em festa, vou para uma festa.

B: Preciso me arrumar.

A: Vou me aquecer, quero chegar no jeito.

B: Hoje vou beijar muito.

A: Vou bater meu recorde.

B: Nem lembro qual é mais... mas vou quebrar.

A: Beber para aquecer.

B: Dirijo melhor assim.

C: Espere.

D: Acelere.

C: Espere.

D: Acelere.

C: Espere.

D: Acelere.

C: Espere.

D: Acelere.

C: Existe um movimento no Brasil, chamado Não Foi Acidente, que está recolhendo assinaturas.

D: Uma petição pública.

C: Para acabar com a impunidade no trânsito brasileiro, através de lei mais rigorosas a quem bebe e dirige.

D: Iniciativa popular.


D: Precisamos de 1.300.000 assinaturas.

C: Impossível! Não é BBB, nem futebol.

D: Já temos quase um milhão. Falta pouco.

A: Tô prontinha.

B: Bonita, sexy e mente aberta.

A: Mas será que devo ir mesmo?

B: Lógico que devo ir.

A: Afinal festa é festa, e não gosto de perder uma sequer.

B: Ou será que devo ficar hoje, talvez tenha bebido demais.

A: A festa nem é tão longe assim, pego a BR, chego mais rápido.

B: Logo depois da minha curva, não tem erro.

A: Não sei não, hoje não.

B: Não sei não, hoje sim.

C: Hoje não.

D: Hoje sim.

C: Hoje não.

D: Hoje sim.

C: Hoje não.

D: Hoje sim.

C: Hoje não.

D: Hoje sim.

A e B: Hoje sim.

C: Hoje não.

A, B e D: Hoje sim.
Entram no carro, seguem pela estrada, bebem, riem, menos C. Dirigem rápido. Cada vez mais. Ouvem música. Se aproximam da curva, aceleram. Fazem a curva, tombam. Escurece. Levantam todas, pegam velas na coxia, acendem ao pé da placa, viram a placa, surge a forma de uma cruz. Escurece (ou fecha cortina). Falam bem alto:

A,B,C,D: Não foi acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário